Iamspe: Programa “Apagamos o cigarro com você”

O Serviço de Pneumologia do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo lançou o programa “Apagamos o cigarro com você” para ajudar profissionais e usuários do Iamspe que sofrem com a dependência do tabagismo. O programa receberá inscrições no próximo dia 09 de maio.

Veja o texto de divulgação do programa:

O Serviço de Pneumologia do HSPE lançou o programa “Apagamos o Cigarro com Você” para auxiliar os profissionais e usuários do Iamspe que desejam parar de fumar. A ação de abordagem mínima é dividida em quatro momentos: entrevista; tratamento com adesivo de nicotina; material educativo; e aferição de monóxido de carbono com monoxímetro. Os interessados podem se inscrever no projeto no próximo dia 9 de maio, das 8h às 12h, na sala 5 do 1º andar do Prédio da Integralidade.

O “Apagamos o Cigarro com Você” foi criado pela diretora do Serviço de Pneumologia do HSPE, Dra. Maria Vera Castellano, e pelos médicos Paulo Cavalcante e Eduardo André Marinho com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Governo de São Paulo que doou 1.000 adesivos de nicotina ao projeto. A ação é formada por 12 encontros semanais. Nesse período, os pacientes passarão por entrevistas e aferições de monóxido de carbono na expiração, que serão realizadas no 1ª, 2ª, 6ª e no 12ª encontro.

As entrevistas, que serão realizadas por médicos colaboradores, têm como objetivo coletar dados para auxiliar na elaboração e no aprimoramento de campanhas de superação do tabagismo. A análise do conteúdo será feita pelo médico residente Eduardo André Marinho em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na especialidade de pneumologia.

De acordo com a pneumologista Maria Vera, o processo de parar de fumar pode ser muito sofrido, devido à dependência causada pela nicotina que pode ser mais severa a depender do tempo de tabagismo. “O tratamento com o adesivo é essencial e as conversas com os especialistas também. As conversas devem motivar o paciente a permanecer no tratamento. A ideia é mantê-los focados nos benefícios e na adoção de um estilo de vida mais saudável”, explica.

DIA MUNDIAL SEM TABACO – Foi definido pela Organização Mundial da Saúde como 31 de maio. A data serve de alerta à população e às instituições sobre o risco do cigarro à saúde. O programa “Apagamos o Cigarro com Você” do Serviço de Pneumologia do HSPE faz parte das ações contra o tabagismo como reforço da importância do tema.

Sobre o(a) autor(a) Ana Carolina Rios

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel e licenciada em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora de Comunicação da AASPSI Brasil desde 2012.