VI Encontro de Assistentes Sociais e Psicólogos do TJ-MA

Tema desta edição foi A vulnerabilidade de crianças e adolescentes vítimas de violência”

Aconteceu entre os dias 25 e 27 de outubro, em São Luis, o VI Encontro de Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Maranhão. O tema desta edição foi “A vulnerabilidade de crianças e adolescentes vitimas de violência”. A presidente da AASPSI Brasil, Maíla Rezende Vilela Luiz, foi uma das palestrantes convidadas.

Ela falou sobre histórico do Depoimento Especial e o movimento de resistência frente aos desafios impostos até incidir na Lei 13.341/17 e suas implicações nas atribuições do trabalho profissional do assistente social. Maíla apontou como as salas de DE estão se disseminando pelo país com o objetivo de responsabilização do réu e não pela real proteção das crianças e adolescentes.

A presidente da Associação também falou sobre a pressa com que a Lei 13.341/17 foi aprovada, sem ouvir as entidades e sem os debates necessários. Embora a legislação fale em “profissionais capacitados”, não diz quem são estes profissionais. O problema é que os Tribunais de Justiça estão obrigando as duas categorias a participarem de capacitações de forma compulsória.

Fátima Zanoni, tesoureira da AASPSI Brasil, que também participou do evento, fez uma breve apresentação da Associação para os presentes, convidando-os a conhecerem nossas ações e se filiarem, apontando a importância da categoria organizar-se e fortalecer as organizações representativas como associações e sindicatos.

Sobre o(a) autor(a) Ana Carolina Rios

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel e licenciada em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora de Comunicação da AASPSI Brasil desde 2012.