Categoria inicia construção da Campanha Salarial 2023

Aconteceu no último sábado (05/11) mais um Encontro Estadual das/os Servidoras/es do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Desta vez, o evento foi realizado de forma hibrida: presencial, na sede do Sindicato dos Oficiais Marceneiros de São Paulo, na capital, e online pela plataforma Zoom, reunindo pessoas de todas as regiões do estado.
A AASPSI Brasil participou presencialmente, representada pela diretora Katiuscia Pereira. Para abrir o encontro, as/os participantes ouviram duas palestras sobre a atual conjuntura política. O primeiro convidado a falar foi Altino de Melo Prazeres, coordenador do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, sobre o tema “Estado e servidores públicos”.
Ele começou falando sobre a guinada que a ultra direita tem dado no mundo todo, a crise econômica mundial e a pandemia. “Saídas simples não vão resolver os problemas”, afirmou. Para ele, a ideologia ultraconservadora tem conseguido convencer parte da classe trabalhadora ao prometer “ordem”. E nesta busca pela conquista da sociedade, acabam elegendo “inimigos” a serem combatidos. No caso da Europa e dos Estados Unidos, são os imigrantes e aqui no Brasil, os inimigos são fictícios: os “comunistas”.
Mesmo com a eleição de Lula, o palestrante acredita que o Brasil continuará a ser um país agrário. Para ele, é preciso mudar este processo, aproveitando a capacidade e tecnologia de que dispomos e retomar o crescimento do mercado industrial.
O segundo palestrante, Fabiano dos Santos, servidor da Justiça Federal, abordou o tema “PEC 32 e os servidores”. Ele focou na retirada de direitos promovida pelas reformas neoliberais promovidas pelos últimos governos e o quão danoso seria para a sociedade a aprovação da Reforma Administrativa (PEC 32). Com a alegação de ajuste fiscal, o objetivo principal do governo Bolsonaro era na verdade o desmonte do Serviço Público e o enfraquecimento da organização político-sindical das/os servidoras/es. A realidade é que o Serviço Público não dá lucro, por isso a tentativa de privatizações, terceirizações e o apadrinhamento político no lugar das/os concursadas/os.
O perfil das/os servidoras/es
Após as palestras, foi apresentado às/aos participantes dados parciais da pesquisa sobre o perfil das/os servidoras/es do TJ-SP que está sendo realizada pelo comando de mobilização. Falou-se sobre a importância da participação de todas/os no levantamento dos dados, que servirão de base para futuras ações. A pesquisa está disponível no link: https://forms.gle/4kekZk8R6e2F7V8m6
Campanha Salarial 2023
Em seguida, iniciou-se os debates sobre o início da Campanha Salarial 2023. Itens prioritários, como por exemplo, o índice acumulado de perdas salariais e o valor do auxilio-saúde, foram amplamente debatidos. A pauta de reivindicações deverá ser construída ao longo dos próximos meses para ser apresentada à categoria em assembleia geral.
Um novo encontro estadual foi agendado para o dia 4 de fevereiro. Já a assembleia geral irá ocorrer no dia 3 de março.
A integra do encontro pode ser conferida no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=z2HpQUDfyks