• Você está aqui:
  • Casa »
  • Notícias »

Roda de Conversa: Atuação profissional nos contextos do Poder Judiciário e de interfaces com a Justiça em Mato Grosso

No último dia 06, a convite do Conselho Regional de Psicologia do Mato Grosso (CRP-MT), a AASPSI Brasil participou da Roda de Conversa: Atuação profissional nos contextos do Poder Judiciário e de interfaces com a Justiça em Mato Grosso. Representaram a Associação as diretoras Ana Maria Bertelli e Arlete Oliveira.

O evento, realizado de forma digital, teve como objetivo proporcionar reflexão sobre a realidade profissional no estado mato-grossense e as ações e importância de espaços como os conselhos de classe e as associações. Além de representantes do CRP-MT e da AASPSI Brasil, também participaram da conversa a conselheira do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-MT), Adriana Edna Ferreira Duarte e o presidente da recém criada Associação de Psicologia de Mato Grosso (ASSPSI-MT), Otavio Caldas.

O diálogo foi aberto pelo presidente do CRP-MT, João Henrique Magri Arantes. Ele, que também é coordenador da Comissão de Psicologia Interfaces com a Justiça (CPIJ), abriu os trabalhos explicando a atuação da comissão e apresentando um levantamento realizado em 2021. Os dados coletados trouxeram questões importantes da realidade de trabalho das/os psicólogas/os que atuam no Judiciário e/ou outros órgãos que fazem interface com a Justiça. Entre os pontos apresentados destacam-se as demandas complexas; a baixa remuneração; os vínculos precários de trabalho e a sobrecarga.

Ana Maria, Adriana e Otavio falaram dos desafios que associações e conselho encaram para representar e fortalecer as categorias. A diretora da AASPSI Brasil apresentou um breve histórico da Associação, que neste mês completou dez anos; nossas principais ações; as principais diferenças entre nossas atribuições e as dos conselhos profissionais e sindicatos; o desafio da construção do diálogo entre as duas categorias representadas e nossos projetos para o enfrentamento das questões e dificuldades que apareceram no relatório apresentado pelo CRP-MT, sendo um deles o investimento em capacitação continuada.

Em breve, a íntegra da Roda de Conversa estará disponível no canal do Youtube do CRP-MT.

Sobre o(a) autor(a) Ana Carolina Rios

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel e licenciada em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora de Comunicação da AASPSI Brasil desde 2012.