
CNJ
No último dia 05 de dezembro ocorreu o Seminário Juntos Contra o Tráfico de Pessoas e o Trabalho Escravo no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento marcou o lançamento oficial da pesquisa Tráfico Internacional de Pessoas: crime em espera, justiça em movimento.
A pesquisa foi desenvolvida pela Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para a Organização Internacional para Migrações, que financiou e colaborou diretamente para o seu desenvolvimento.
Após a análise de 144 ações penais e 14 entrevistas com pessoas envolvidas no combate e repressão do crime de tráfico de pessoas, foi possível entender melhor a atuação do Sistema Judiciário. Além disso, foi possível identificar situações problemáticas e traçar algumas soluções viáveis para saná-las.
Confira a pesquisa: https://brazil.iom.int/sites/g/files/tmzbdl1496/files/documents/tr%C3%A1fico-pessoas-web.pdf
A AASPSI Brasil participa das discussões sobre a temática como membro do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Mato Grosso (Cetrap-MT), representada pela conselheira consultiva Arlete Oliveira.
O Cetrap-MT é responsável por diversas ações educativas e de prevenção e combate ao tráfico de pessoas. Uma das ações mais conhecidas do Comitê é a participação na campanha internacional Coração Azul, que se inicia sempre no mês de julho com o intuito de alertar, esclarecer e conscientizar a população sobre o tráfico internacional de pessoas. Para além da campanha, o comitê também mantém parcerias com outros conselhos, promovendo seminários temáticos e atuando em sistema permanente de capacitação voltada à questão do tráfico.