MT: AASPSI Brasil no Seminário Estadual de Direitos Humanos

No último dia 10 de dezembro ocorreu o Seminário Estadual de Direitos Humanos do Mato Grosso: Diálogos e perspectivas. A AASPSI Brasil esteve presente, representada pela conselheira consultiva Arlete de Oliveira.

O evento que foi realizado em parceria entre a Secretaria Adjunta de Direitos Humanos do Estado e o Instituto Federal de Mato Grosso, teve como objetivo ampliar o espaço de discussão intersetorial sobre a temática.

A AASPSI Brasil é um dos representantes da sociedade civil no Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Mato Grosso e tem acompanhado de perto estes debates.

As palestrar abordaram temas como: Políticas de Direitos Humanos no Cenário Nacional, Políticas de Direitos Humanos no Cenário Mato-grossense, as Transversalidades dos Direito Humanos e 21 dias de Ativismo Contra Violência à Mulher.

Durante o seminário, Arlete fez rápida intervenção. Falou sobre a AASPSI Brasil e suas ações e os obstáculos encontrados na luta pela garantia de direitos. Falou sobre a falta de respeito aos direitos trabalhistas, da falta de concursos e o desmonte dos serviços de proteção, a sobrecarga de trabalho enfrentada pelos profissionais e falta de orçamento, entre outras situações enfrentadas pelos assistentes sociais e psicólogos no sociojurídico.

Sobre o(a) autor(a) Ana Carolina Rios

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel e licenciada em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora de Comunicação da AASPSI Brasil desde 2012.