• Você está aqui:
  • Casa »
  • Notícias »

ES: AASPSI Brasil e Cress debatem depoimento especial com assistentes sociais do Tribunal de Justiça

Profissionais estão sendo convocadas/os para capacitação compulsória

A AASPSI Brasil e o Conselho Regional de Serviço Social do Espirito Santo (Cress-ES) reuniram-se no dia 22 de junho para tratar do avanço da implementação do Depoimento Especial de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no Tribunal de Justiça. Também participaram da reunião assistentes sociais do TJ. A AASPSI Brasil foi representada pela presidente, Maila Rezende Vilela Luiz e pela assistente social Elisabete Borgianni, membro do Conselho de Especialistas.

As/os profissionais trouxeram informações de como a prática vinha sendo implantada na instituição e buscavam orientações sobre as articulações possíveis, tendo em vista a convocação para participação em curso de capacitação de forma compulsória sem diálogo com as/os profissionais.

As/os representantes da Associação e do Conselho resgataram as origens do Depoimento Especial, que originalmente surgiu com a denominação de Depoimento Sem Dano e como a prática foi crescendo no país com a atuação lobista de entidades não-governamentais que virão no DE uma possibilidade de ganho financeiro e de status, até culminar na aprovação da Lei 13.431/17, a despeito de toda a luta da categoria e das diversas tentativas de mostrar a deputada Maria do Rosário (PT), autora da lei, dos perigos que a aprovação da legislação representava. As representantes da AASPSI Brasil relataram todas as ações políticas e jurídicas promovidas pela Associação e entidades parceiras contra a obrigatoriedade da participação das/os assistentes sociais e psicólogas/os.

 

 

 

Sobre o(a) autor(a) Ana Carolina Rios

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel e licenciada em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora de Comunicação da AASPSI Brasil desde 2012.