• Você está aqui:
  • Casa »
  • Eventos »

AASPSI Brasil discute programa de estágio em pós-graduação com Tribunal de Justiça da Bahia

Associação questionou pontos controversos na proposta do Tribunal

Nesta segunda-feira (16/08) a AASPSI Brasil participou de reunião com o Tribunal de Justiça da Bahia. Representaram a Associação a presidente, Maíla Rezende Vilela Luiz, a segunda tesoureira, Ana Maria Bertelli, a conselheira Arlete Benedita de Oliveira e Elisabete Borgianni, do Conselho de Especialistas. Pelo Tribunal participaram o secretário geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima e a secretária de Gestão de Pessoas, Janaína Barreto Castro.

A reunião que ocorreu de forma digital teve como pauta o programa de estágios em pós-graduação adotado pelo tribunal. A conversa foi solicitada pela Associação, que junto com a equipe de assistentes sociais e psicólogos estudou todo o projeto e identificou alguns pontos questionáveis e que podem ser prejudiciais aos profissionais envolvidos. O grupo está inseguro principalmente com o fato de a instituição querer que os estagiários atuem nos processos e emitam pareceres e que os profissionais sejam seus supervisores.

As representantes da AASPSI Brasil enfatizaram que nosso objetivo é estabelecer um diálogo com o órgão e colaborar no que for preciso na área do Serviço Social e da Psicologia. Entre outras coisas, questionamos a transitoriedade do estágio em contrapartida à complexidade dos casos atendidos, a falta de interação entre o supervisor de campo e o supervisor acadêmico e a assinatura dos profissionais nos laudos e pareceres, sendo estes desenvolvidos pelos estagiários. Apontaram ainda problemas sérios no decreto com relação às atribuições dos estagiários de Serviço Social e Psicologia.

Os representantes do Tribunal escutaram todas as nossas argumentações e também pontuaram seus pontos de vista. Nos contaram como o projeto foi elaborado e que acreditam ser um dos melhores projetos do país. Nossas diretoras propuseram a continuação do diálogo em um grupo de trabalho. Os assessores disseram que vão relatar tudo o que foi debatido à Presidência e afirmaram é possível marcarmos nova reunião para continuação da conversa. A AASPSI Brasil vai entregar um ofício detalhando todos os pontos por nós estudados e comentados na reunião.

Sobre o(a) autor(a) Ana Carolina Rios

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel e licenciada em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora de Comunicação da AASPSI Brasil desde 2012.