• Você está aqui:
  • Casa »
  • Notícias »

AASPSI Brasil discute formas de mobilização com profissionais do TJ-BA

Representatividade da categoria deve ser forte para enfrentar atual conjuntura de desmonte

Em mais uma roda de conversa com assistentes sociais e psicólogos do Tribunal de Justiça da Bahia, realizada no dia 28 de junho, a AASPSI Brasil enfatizou a importância da mobilização da categoria. Participaram do debate os diretores Ana Maria Berteli, Caio Schaffer e Arlete Oliveira.

A articulação promovida pela associação desde 2020 tem trazido alguns bons resultados para a equipe. Em primeiro lugar, permitiu que o grupo pudesse se conhecer e se reunir periodicamente para trocar ideias, expectativas e experiências.

A AASPSI Brasil ajudou a conseguir um levantamento junto ao Tribunal de quantos profissionais são concursados, quantos estão nos bancos de peritos e onde estão. Estes dados ajudarão a equipe a pensar formas de organização e ações que poderão ser desenvolvidas junto à associação pela valorização da categoria.

Pelos números fornecidos pelo próprio TJ-BA, percebemos que a diferença entre assistentes sociais e psicólogos concursados e os que compõem os bancos de peritos é enorme. Fora isso, também há profissionais que estão em desvio de função e não foram relatados pelo TJ em seu documento.

Este levantamento está diretamente relacionado a outra questão que tem preocupado o grupo: o projeto de estágio em pós-graduação, uma forma de suprir a carência de quadro próprio sem a necessidade de realização de concurso público.

Para enfrentar a atual conjuntura de desmonte do serviço público e avanço das políticas de terceirização e privatização, é mais do que urgente a mobilização e fortalecimento da representatividade da categoria. Neste sentido, os diretores da AASPSI Brasil reforçaram a defesa da necessidade da associação dos profissionais para que tenhamos a representatividade necessária para representa-los tanto nas ações políticas quanto nas jurídicas. Também foi aprovado na reunião que a Associação irá convidar os dois sindicatos que representam as equipes no estado para a próxima reunião para que juntos possamos pensar formas de mobilização e ação.

Sobre o(a) autor(a) Ana Carolina Rios

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel e licenciada em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora de Comunicação da AASPSI Brasil desde 2012.