AASP Brasil no 4º Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais

As diretoras da AASP Brasil Elisabete Borgianni, Maria Helena Correa, Maíla Rezende Vilela, Ana Claudia Junqueira Burd e Fátima Eugênia de Araújo participaram do 4º Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais, realizado pelo Cress-MG nos dias 19, 20 e 21 de maio, em Belo Horizonte.
O evento que congrega assistentes sociais do Brasil, bacharéis em Serviço Social, estudantes de graduação em Serviço Social e movimentos sociais, teve como tema “80 anos de Serviço Social – tendências e desafios”,  comemorando os 80 anos de existência do Serviço Social no Brasil.
Elisabete foi uma das palestrantes do evento. Ela falou sobre o tema “Diga-me agora… O depoimento sem dano em questão”. Juntamente a outra palestrante a procuradora de justiça do Rio Grande do Sul, Maria Regina Fay de Azambuja, a presidente da AASP Brasil tratou das questões controversas deste tipo de metodologia. Tanto Maria Regina quanto Elisabete enfatizaram a profunda inadequação e violência contra a criança e o adolescente submetê-la a essas inquirições que só buscam a prova de um delito e não sua real proteção. Ambas reafirmaram que o que é mais protetivo é a escuta atenta e técnica do que a criança ou o adolescente têm a dizer, quando desejam falar. Ao final de sua intervenção, Elisabete mencionou como foi importante o Pedido de Providências da AASPTJ-SP (Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) junto ao CNJ, pelo resultado do ganho de autonomia dos assistentes sociais e psicólogos para dizerem se participam ou não dessas inquirições, e também pela declaração da Conselheira em seu voto monocrático de que há de se respeitar os posicionamentos dos Conselhos Profissionais das duas categorias.
As diretoras aproveitaram a presença no evento para realizar uma reunião da AASP Brasil para tratar de temas de interesse dos assistentes sociais e psicólogos da área sociojurídica e as demandas que já tem chegado à recém instituída Associação.

Sobre o(a) autor(a) Ana Carolina Rios

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel e licenciada em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora de Comunicação da AASPSI Brasil desde 2012.

Deixe um comentário