Nesta segunda-feira (28/07), servidoras e servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo da região de Presidente Prudente reuniram-se com o deputado estadual Carlos Giannazzi (PSOL). Fátima Zanoni, assessora da diretoria da AASPSI Brasil, participou do encontro.
A reunião aconteceu no fórum de Presidente Prudente e teve como pauta a avaliação do movimento grevista no TJ-SP; a possibilidade de aprovação do descongela na Câmara dos Deputados; o Iamspe (Instituto de Assistência Médica dos Servidores Públicos Estaduais), entre outros temas de interesse da categoria.
Um dos parlamentares que mais apoiou a mobilização das/os servidoras/es, que deflagraram a greve em maio e continuam em negociação com o Tribunal de Justiça, Giannazzi avalia a luta como vitoriosa. A categoria conquistou um dos maiores índices de reposição salarial do funcionalismo público em São Paulo, além do reajuste de 15% no auxílio-saúde e reenquadramento dos percentuais do Adicional de Qualificação.
Quanto ao descongela, o deputado explicou que foi aprovado na Câmara dos Deputados o regime de urgência do Projeto de Lei Complementar 143/2020 que que versa sobre a retomada da contagem do tempo de serviço para a concessão de anuênios e benefícios às/aos servidoras/es públicas/os, suspensa pela Lei 173/2020 (Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus).
A mobilização da categoria agora deve focar no convencimento das/dos deputadas/os para que o PLP seja aprovado em plenário.