• Você está aqui:
  • Casa »
  • Notícias »

Ato pede prorrogação do prazo de validade de concurso do TJ-RJ

Prazo termina no fim de março e Judiciário fluminense tem mais de mil cargos vagos

Nesta terça-feira (12/03) um grupo de profissionais aprovadas/os no último concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e que ainda não foram nomeadas/os realizaram um ato público em defesa da prorrogação da validade do certame. A AASPSI Brasil participou do ato representada pelo conselheiro consultivo Lindomar Daros, psicólogo do TJ.

O ato teve início em frente ao Fórum Central da Capital, em seguida as/os manifestantes seguiram para a Assembleia Legislativa para pressionar o Legislativo. Muitas/os deputadas/os já manifestaram apoio ao movimento.

O concurso, com vagas para técnicas/os e analistas (entre eles, assistentes sociais e psicólogas/os), foi realizado em 2021 e sua validade termina agora em março. O Tribunal de Justiça já se manifestou dizendo que não pretende prorrogar o prazo, embora o edital preveja esta possibilidade.

De acordo com o portal da transparência do próprio órgão, 1.514 cargos estão vagos em sua estrutura.

Em sua fala, Lindormar manifestou o apoio da AASPSI Brasil ao movimento, explicando que consideramos a prorrogação do concurso essencial, uma vez que as/os profissionais do Judiciário fluminense estão sobrecarregadas/os e adoecendo. “Nós precisamos de trabalhadoras/es, gente que está chegando com energia”, defendeu.

Assista à fala completa do nosso diretor:

Apoio

A AASPSI Brasil já havia se reunido com um grupo de assistentes sociais e psicólogas/os aprovadas/os no concurso em 2023. Em breve, marcaremos outra reunião.

Cerca de mil profissionais estão na expectativa do concurso ser prorrogado e poderem ser nomeadas/os. Após o ato do grupo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Rodrigo Bacellar (PL), se comprometeu a defender o pleito do movimento junto ao Judiciário. Além do apoio parlamentar, o grupo conta com o apoio da Ordem dos Advogados (OAB-RJ), de entidades sindicais e claro, da AASPSI Brasil.

O grupo também criou um abaixo-assinado online para quem quiser apoiar a causa: https://chng.it/8HqDp6WX6B

 

 

 

Sobre o(a) autor(a) Ana Carolina Rios

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel e licenciada em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora de Comunicação da AASPSI Brasil desde 2012.