
No dia 5 de outubro, diretores e associados da AASPSI Brasil acompanharam a defesa da dissertação de mestrado da assistente social associada Eliane Macedo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Com o título “Organização política e sindical de assistentes sociais no Tribunal de Justiça de São Paulo: uma perspectiva de classe em debate”, o trabalho abordou as relações do Serviço Social com a organização sindical de trabalhadores do setor público, com o sistema jurídico no Brasil e os trabalhadores do judiciário brasileiro e a organização política e sindical dos trabalhadores do TJ-SP. A pesquisa de Eliane teve por base a história da mobilização dos trabalhadores do judiciário paulista, a relação da categoria com o sindicato, o surgimento das diversas associações representativas dos servidores e também como os assistentes sociais se inseriram nesta história e como construíram sua própria representação por meio da Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do TJ-SP (AASPTJ-SP) e mais recentemente da Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos da Área Sociojurídica do Brasil (AASPSI Brasil).
Eliane foi orientada pela professora Rachel Raichelis, membro do Conselho de Especialistas da AASPSI Brasil. Sua banca contou com a participação dos professores Arnaldo Mazzei Nogueira, Patrícia Vilela Tropia e Carmelita Yazbek. Eliane foi aprovada com nota 10.