Profissionais conheceram a associação e falaram sobre suas realidades de trabalho

No último dia 14 a AASPSI Brasil realizou uma reunião virtual com assistentes sociais e psicólogos do Tribunal de Justiça da Paraíba. Representaram a associação a presidente, Maíla Rezende Vilela Luiz, a segunda tesoureira, Ana Maria Bertelli e Elisabete Borgianni, membro do Conselho de Especialistas.
A reunião teve como objetivo apresentar a associação para o grupo, conhecer os profissionais e a realidade de trabalho no Judiciário paraibano.
Maíla explicou como a AASPSI Brasil surgiu, a partir da preocupação de um grupo de assistentes sociais e psicólogos com a possibilidade de uma Reforma Sindical e a necessidade de uma representação da categoria que compõe o sociojurídico no país. A Associação atua em três eixos:
- condições de trabalho: valorização salarial, concursos públicos, enfrentamento do assédio moral, da alta demanda e da desvalorização das prerrogativas profissionais.
- autonomia/valorização das atribuições e prerrogativas profissionais em todos os espaços sócio ocupacionais.
- campanha de enfrentamento do aumento do poder punitivo do Estado.
Os profissionais presentes falaram sobre as condições de trabalho que enfrentam; a demanda de trabalho cada vez mais crescente e necessidade de concursos e as diferentes realidades de cada região. Uma das demandas da categoria no momento e para a qual foi pedido o auxílio da associação é a de organizar e mapear as atribuições dos assistentes sociais e dos psicólogos do TJ-PB.
Por fim, falou-se sobre a necessidade de se fortalecer o sociojurídico no Brasil e da união da categoria, além da importância da filiação e participação na associação para que possamos construir cada vez mais ações e assim fortalecer o coletivo.