Evento ocorreu em São Paulo, capital paulista, nos dias 7,8 e 9 de novembro

No último dia 7, a AASPSI Brasil, representada pela secretária geral, Maíla Resende Vilela, participou da mesa de abertura do VII Encontro Nacional do Serviço Social no Ministério Público. Nesta edição, o evento ocorreu em São Paulo, capital paulista e teve como tema “Direção social do trabalho do assistente social no Ministério Público: desafios e estratégias de garantia de direitos”.
Além de Maíla, compuseram a mesa solene o procurador geral de Justiça do Estado de São Paulo, Gianpaolo Smanio; a subprocuradora de Integração e Relações Externas do MP-SP, Lídia Helena dos Passos; o coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva (CAO Cível-MP/SP), Tiago Zarif; o assessor do Centro de Apoio Operacional Cível e coordenador do NAT do MP-SP, Yuri Castiglione; a coordenadora do Núcleo de Incentivo em Práticas Autocompositivas do MP-SP, Maria Stella Camargo Milani; o vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público, o 2º vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Gabriel Bittencourt Perez; a analista de Promotoria Paula Bergamin (associada da AASPSI Brasil); a 2ª secretária do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Daniela Möller; a presidente do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (CRESS-SP), Kelly Rodrigues Melatti e o integrante da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Ademir Alves da Silva.
Para Smanio, o evento representa uma grande oportunidade para que a instituição ouça aqueles profissionais que atuam diretamente na área do serviço social, enfrentando os problemas impostos pela realidade do dia a dia. “Vocês nos trazem o conhecimento da prática diária em todo o país. E isso garante as diretrizes para a atuação dos membros do Ministério Público”.
Maíla também destacou a importância do evento e apresentou a AASPSI Brasil aos presentes. “Momento importante de debates e reflexões e do aprimoramento do trabalho profissional do assistente social no Ministério Público”, disse. Nossa diretora parabenizou a equipe organizadora e os participantes “por conseguir manter este evento na atual conjuntura”. O Encontro Nacional é realizado a cada dois anos desde 2006.
Após a mesa de abertura, ocorreu a conferência de abertura do evento. Com o tema “Direção social do trabalho do assistente social do Ministério Público: desafios e estratégias de garantia de direitos”, teve como debatedores a assistente social e professora da PUC-SP, Rachel Raichelis Degenszajn; o promotor de justiça do Grupo de Atuação Especial da Educação (GEDUC – MP/SP), Daniel Serra Azul Guimarães e a assistente social do MP-MT e associada da AASPSI Brasil, Annelyse Cristine Cândido Santos. Os palestrantes falaram sobre a atual conjuntura político-social no Brasil e como fazer a resistência aos retrocessos que virão. Falaram sobre o papel do Ministério Público diante do conservadorismo, a importância da atuação dos assistentes sociais e a necessidade da defesa dos preceitos da Constituição Federal cidadã, que em 2018 completou 30 anos e é popularmente conhecida como a “constituição cidadã”.
Vice-presidente da AASPSI Brasil lança livro durante Encontro Nacional

Editora Papel Social
Durante o VII Encontro Nacional do Serviço Social no Ministério Público, a assistente social do MP-SP e vice-presidente da AASPSI Brasil, Cintia Aparecida da Silva lançou seu livro “Serviço Social e Ministério Público”.
A obra é o primeiro volume da Coleção Estante Fundamental do Sociojurídico, editada pela Papel Social e organizada pela assistente social, ex-presidente da AASPSI Brasil e membro do nosso Conselho de Especialistas, Elisabete Borgianni.
Neste livro, o leitor encontrará um primoroso estudo sobre as origens do Ministério Público brasileiro e sobre o processo de implantação do Serviço Social nessa importante organização estatal.
Veja mais sobre o livro