Precarização nas relações de trabalho e convocação de aprovadas/os no concurso foram tema de conversa

Nesta terça-feira (25/06), a AASPSI Brasil e representantes do Conselho Regional de Psicologia (CRP-MA); do Sindicato dos Assistentes Sociais do Maranhão (Sasema); do Sindicato dos Psicólogos do Maranhão (SindPsi); Fórum de Trabalhadores do SUAS e do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-MA) reuniram-se com representantes do Tribunal de Justiça para tratar de temas de interesse das/os assistentes sociais e psicólogas/os. A reunião ocorreu de forma hibrida. A AASPSI Brasil foi representada pela secretária-geral, Fernanda Copelli, de forma online. A reunião foi agendada ontem à tarde, impossibilitando nossa participação presencial.
Pelo Tribunal, participaram Ticiany Gedeon Maciel Palácio, diretora-geral; Mariana Brandão Clementino, subdiretora-geral; Diana Bastos Ordahy, diretora de Recursos Humanos; Rodrigo Valente, diretor administrativo e Dilce Paixão dos Santos, chefe do setor de seleção e movimentação de servidoras/es.
A Associação e demais entidades haviam encaminhado oficio à Instituição solicitando o diálogo sobre a precarização das relações de trabalho e falta de condições de trabalho no Serviço Social e na Psicologia, bem como da necessidade de convocação das/os assistentes sociais e psicólogas/os aprovadas/os no último concurso, cujo prazo se encerra em dezembro.
O Tribunal abriu um novo concurso, mas não previu novas vagas para o Setor Técnico. Para suprir a demanda, tem adotado formas precárias de contratação, como o uso do banco de peritas/os; contratação de estagiárias/os de pós-graduação e a requisição de profissionais das prefeituras.
Como já divulgado anteriormente, um ato público está marcado para a manhã desta quarta-feira (26/06) em frente ao Tribunal. As entidades informaram que manterão o ato como forma de mobilizar e conscientizar a categoria e a população.
As/os representantes da instituição ouviram nossas demandas e mostraram predisposição para a continuidade do diálogo. Uma nova reunião foi agendada para o dia 25 de julho.
Reforçamos a importância da participação de todas/os no ato: quarta-feira (26/06), às 9h30 na Praça Dom Pedro II, no centro da capital. A AASPSI Brasil estará lá junto às demais entidades. Juntas/os somos fortes!