Mobilização pediu convocação das/os candidatas/os habilitadas/os nos concursos na Baixada Santista

No último dia 06 de novembro assistentes sociais, psicólogas/os e escreventes realizaram um ato público em frente ao Fórum Central de Santos, em São Paulo. Chamada de “Nomeia já”, a ação que teve organização e apoio da AASPSI Brasil, da Associação de Base dos Trabalhadores do Judiciário do Estado de São Paulo (Assojubs) e o Sindicato dos Servidores Públicos do Judiciário Estadual na Baixada Santista (Sintrajus), pediu a nomeação das/os profissionais aprovadas/os nos concursos e ainda não convocados. O ato também denunciou a situação de precarização das/os servidoras/es na maior Corte do país, em especial na Baixada Santista.
Os quadros do TJ-SP há tempos estão defasados. O efetivo de servidoras/es está sobrecarregado, muitos profissionais adoecem, as/os que se aposentam não são respostas/os e a demanda de trabalho cresce ano a ano. Nas unidades cartorárias e nos setores técnicos há um grande déficit de servidores/as essenciais para a movimentação processual, como é o caso de escreventes, e para o atendimento aos mais vulneráveis, como assistentes sociais e psicólogos/as.
Enquanto isso, diversos concursos estão em aberto, mas as nomeações ocorrem de forma lenta. Muitas/os profissionais habilitadas/os poderiam assumir e contribuir para a diminuição desta defasagem.
No caso dos assistentes sociais e psicólogas/os, a Lei Complementar 18050/2024, sancionada em setembro, criou 150 cargos de assistentes sociais e 300 de psicólogas/os, mas o Tribunal ainda não se posicionou se será possível nomear profissionais já habilitadas/os nos concursos em aberto, nem como será a distribuição destes cargos.
Os coletivos de aprovadas/os estão organizando novos atos em outras regiões do estado. Acompanhe nossas páginas e fique por dentro das informações!
Fotos: Camila Marques/Assojubs