
Saiu! O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, enfim, divulgou no Diário Oficial da última sexta-feira (12/04) a classificação final dos concursos de 2022 para diversos cargos, entre eles, de assistente social e psicóloga/o.
O concurso ficou parado por mais de um ano após um Procedimento de Controle Administrativo (PCA) tramitar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O edital foi considerado irregular ao não proporcionar vagas para cotistas em locais em que apenas uma vaga estava disponível.
Após análise do PCA e uma intervenção do Ministério da Igualdade Racial, o CNJ deferiu a solicitação para contabilizar as cotas considerando a totalidade de cargos. O TJ-MG, na tentativa de solucionar o problema, realizou uma retificação que eliminou a lista local e instaurou lista geral, impactando as/os primeiras/os colocadas/os.
Um segundo PCA foi instaurado, buscando impedir a alteração nas regras do concurso, e também foi deferido pelo CNJ, o que suspendeu o concurso.
Tribunal, CNJ e candidatas/os, chegaram a um acordo no dia 15 de março. A solução encontrada para o impasse foi a de adotar o critério da regionalização com adoção da ordem alfabética das comarcas para definição das cotas.
Após uma espera prolongada, chegou o momento da ação. A AASPSI Brasil reconhece a grave defasagem de profissionais no TJ-MG e a alta demanda existente. Estamos prontos para pleitear nomeações e a reposição dos quadros, somando a luta dos técnicos desse órgão, que por muitas vezes nos acionaram em busca de apoio frente às precárias condições de trabalho. Está na hora de assegurar que a Justiça em Minas Gerais tenha minimamente os recursos humanos indispensáveis para garantir serviços de qualidade aos cidadãos que buscam a Justiça
Confira a classificação divulgada (assistentes sociais, a partir da página 1874 e psicólogas/os, a partir 2159):
https://www.tjmg.jus.br/data/files/93/F2/DA/9E/F41EE810577AFCE82D28CCA8/12.04.2024_CONCURSO_ClassificacaoFinal.pdf
Foto: Mirna de Moura/TJ-MG