Indignação marca atos regionais de servidores do TJ-SP

Cumprimento da data-base, majoração dos auxílios e condições de trabalho são as principais reivindicações

A última quarta-feira (05/04) foi marcada por atos regionais organizados pelas/os servidoras/es do Tribunal de Justiça de São Paulo. A mobilização, mais uma ação da Campanha Salarial 2023, ocorreu na capital, Santos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Araraquara.

A AASPSI Brasil foi representada pela Assessoria de Comunicação, na capital e pela diretora Fernanda Copelli Vilas Boas, em Santos.

Os atos foram marcados pela indignação da categoria diante da falta de resposta do TJ-SP quanto ao cumprimento da data-base da categoria, vencida em março. Além da reposição salarial, as/os trabalhadoras/es reivindicam majoração real dos auxílios e melhores condições de trabalho.

Uma das organizadoras da mobilização na Baixada Santista, Fernanda defendeu o fim do tratamento desigual no maior tribunal da América Latina, referindo-se ao fato de as/os magistradas/os terem sempre seus direitos respeitados e as/os servidoras/es não. As perdas salariais acumuladas desde 2002 já chegam a 31,82%, as/os trabalhadoras/es estão cada vez mais sobrecarregados de serviço e adoecidos.

Nossa diretora também reforçou a situação da/o assistente social e da/o psicóloga/o que em muitos casos têm trabalhado acumulando mais de uma comarca, sem remuneração e condições de trabalho adequadas. “Precisamos da reposição imediata e da majoração dos auxílios, condições de trabalho e um Plano de Cargos e Carreiras mais justo que incentive as pessoas a ficarem e construírem carreira no Judiciário. Atualmente muitas/os têm preferido prestar outros concursos e pedem exoneração”, defendeu.

 

 

Aguardando o Executivo

Ao final do ato na capital, uma comissão de representantes das entidades seguiu até o Palácio da Justiça protocolar mais um ofício solicitando mesa de negociação. Foram recebidos pelo juiz auxiliar da Presidência Ricardo Dal Pizzol.

O magistrado informou que o Tribunal está no aguardo do anúncio do índice pelo Governo do Estado para o cumprimento da data-base.

No próximo dia 15 a categoria irá reunir-se em nova assembleia geral para decidir os próximos passos da mobilização.

Sobre o(a) autor(a) Ana Carolina Rios

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel e licenciada em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora de Comunicação da AASPSI Brasil desde 2012.