• Você está aqui:
  • Casa »
  • Notícias »

Gestão Um Novo Tempo Para Fortalecer a Luta cria grupos de trabalho para pensar ações da AASPSI Brasil

GTs vão trabalhar propostas de atuação, visibilidade e aproximação com outros atores nos próximos anos

A Gestão Um Novo Tempo Para Fortalecer a Luta, eleita em dezembro reuniu-se nos dias 17 e 18 de março, em São Paulo, para discussão do planejamento de ações para os próximos anos.

Participaram do encontro a presidente, Maíla Rezende Vilela Luiz; a secretária-geral, Fernanda Copelli Vilas Boas; a segunda secretária, Wiataiana de Freitas Elias; a tesoureira, Ana Cláudia Junqueira Burd; o segundo tesoureiro, Caio Cesar Schaffer, as conselheiras fiscais Katiuscia Cristina Pereira, Claudia Ferreira Schenkel e Bianca Ribeiro de Souza; as conselheiras consultivas Arlete Benedita de Oliveira, Newvone Ferreira da Costa, Tanany Frederico dos Reis e Janaina Silva Holanda, a conselheira especialista Elisabete Borgianni, a assessora da diretoria, Fatima Elizete Zanoni e a assessora de comunicação, Ana Carolina Rios.

Esta foi a primeira vez que os membros da gestão realizaram uma reunião presencial. O encontro teve por objetivos uma análise da atual conjuntura política e como as entidades, em especial a AASPSI Brasil, devem atuar diante do que está posto; apresentação das ações em andamento desde a gestão anterior, apresentação das atividades das assessorias e discussão de um planejamento estratégico para ações futuras da Associação.

Para análise de conjuntura, Elisabete Borgianni, que já presidiu a AASPSI Brasil, a AASPTJ-SP (Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça de São Paulo) e do CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) e hoje é membro do nosso Conselho de Especialistas, trouxe elementos da política internacional e nacional para compreensão da guinada da extrema direita no mundo e no Brasil, aqui representada pelo Bolsonarismo.

Se valendo de alguns teóricos como por exemplo, Vladmir Safatle e Paulo Arantes, expôs sobre como o Bolsonarismo eclodiu e chegou ao poder sem precisar da estrutura dos tradicionais partidos da direita clássica, utilizando-se das redes sociais e das chamadas fake news, a exemplo de outros fenômenos políticos no mundo, como Donald Trump nos Estados Unidos. Embora represente a extrema direita, o Bolsonarismo difere em sua essência do Nazifascismo dos anos 30, uma vez que diferentemente dos movimentos europeus, não possui um projeto político, um programa de governo a seguir, identifica-se mais como um “empreendedorismo político” que se identifica como apartidário, sem classe social e que se utiliza do discurso de ódio e formas violentas para confrontar adversários, imprensa e todas/os que discordem de suas posições.

Grupos de Trabalho

Pensando na organização das estratégias para os próximos anos,  criou-se diversos Grupos de Trabalho para nortear os trabalhos e ações da Associação durante a gestão 2022-2026. São eles:

  • GT Comunicação: irá pensar nas estratégias de comunicação; implementar os canais de comunicação já existentes e criar outros conforme a necessidade da associação e pensar as melhores formas de aproximar a AASPSI Brasil das/os associadas/os e de possíveis interessadas/os em fazer parte;
  • GT Articulação Sindical: irá mapear organizações e entidades das quais a Associação pode se aproximar para trabalhar pautas comuns e de interesse da ambas as categorias no sociojurídico;
  • GT Formação permanente: pensar cursos, capacitações, oficinas e outras atividades educacionais voltadas para a área sociojurídica;
  • GT Produção Teórica: pensar formas de estimular a produção e troca de conhecimento das/os associadas/os;
  • GT Pesquisa: irá trabalhar pesquisas temáticas necessárias para embasar as atividades e ações da Associação;
  • GT Captação e Visibilidade: irá pensar formas de atrair novas/os associadas/os e de levar a Associação para novos públicos;
  • GT Atribuições e Prerrogativas: estruturar a atuação da AASPSI Brasil diante das várias discussões que surgem no âmbito do sociojurídico.

Os grupos foram pensados de forma permanente e democrática e são abertos a associadas/os que queiram participar das discussões. Se você se identifica com algum(ns), tem sugestões e quer contribuir, entre em contato com a Associação: comunicacao@aaspsibrasil.org.br /WhatsApp: (11) 94333-4646

 

 

Sobre o(a) autor(a) Ana Carolina Rios

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel e licenciada em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora de Comunicação da AASPSI Brasil desde 2012.