MG: Tribunal de Justiça prepara volta ao trabalho presencial

Está previsto que parte da categoria permaneça em trabalho remoto enquanto os demais trabalharão em sistema de rodízio

Durante sua posse ocorrida nesta quarta-feira (08/07), o presidente eleito do TJ-MG, desembargador Gilson Soares Lemes, falou um pouco sobre o momento que o país atravessa e como deverá ser o início da retomada das atividades presenciais no Judiciário mineiro.

“Estamos em tempo de travessia e não teremos tarefa fácil pela frente, pois, antes de tudo, temos preocupação com a saúde de todos. No entanto, não podemos paralisar totalmente nossas atividades, prejudicando a solução de conflitos e impasses que travam nosso desenvolvimento e deixam aflitos e angustiados os demandantes e seus patronos”, afirmou.

No último dia 2, o presidente, em uma das primeiras iniciativas da sua gestão publicou portaria que cria um grupo de trabalho para discutir como será a volta às atividades presenciais.

O grupo de trabalho, sob coordenação do desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, superintendente administrativo adjunto do TJ-MG, assumiu a missão de apresentar à Presidência da Casa, nos próximos dias, uma proposta de ato normativo destinado a regulamentar o Plano de Retomada e Acompanhamento das Atividades Presenciais no Tribunal de Justiça e na primeira instância.

De acordo com o magistrado, o retorno às atividades presenciais será feito de maneira gradativa, em etapas, com cautela e tendo como base a experiência de cada gestor na sua área específica de atuação.

O ato normativo a ser criado pelo grupo regulamentará todo o procedimento dessa retomada. “Em uma primeira etapa, deverá acontecer um retorno parcial, atingindo entre 30% e 50% dos usuários internos do TJMG e da Justiça de Primeira Instância, ou seja, dos magistrados, servidores, estagiários e demais colaboradores do Judiciário estadual”, conta.

Nesse início, alguns permanecerão em trabalho remoto, como os grupos de risco, e um outro contingente de pessoas trabalhará em esquema de rodízio.

Confira a íntegra da Portaria 4.869/2020, que criou o grupo de trabalho.

Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-MG

Sobre o(a) autor(a) Ana Carolina Rios

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel e licenciada em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora de Comunicação da AASPSI Brasil desde 2012.

Deixe um comentário