AASPSI Brasil reúne-se com equipe técnica do TJ-PB

Profissionais conheceram a associação e falaram sobre suas realidades de trabalho

No último dia 14 a AASPSI Brasil realizou uma reunião virtual com assistentes sociais e psicólogos do Tribunal de Justiça da Paraíba. Representaram a associação a presidente, Maíla Rezende Vilela Luiz, a segunda tesoureira, Ana Maria Bertelli e Elisabete Borgianni, membro do Conselho de Especialistas.

A reunião teve como objetivo apresentar a associação para o grupo, conhecer os profissionais e a realidade de trabalho no Judiciário paraibano.

Maíla explicou como a AASPSI Brasil surgiu, a partir da preocupação de um grupo de assistentes sociais e psicólogos com a possibilidade de uma Reforma Sindical e a necessidade de uma representação da categoria que compõe o sociojurídico no país. A Associação atua em três eixos:

  1. condições de trabalho: valorização salarial, concursos públicos, enfrentamento do assédio moral, da alta demanda e da desvalorização das prerrogativas profissionais.
  2. autonomia/valorização das atribuições e prerrogativas profissionais em todos os espaços sócio ocupacionais.
  3. campanha de enfrentamento do aumento do poder punitivo do Estado.

Os profissionais presentes falaram sobre as condições de trabalho que enfrentam; a demanda de trabalho cada vez mais crescente e necessidade de concursos e as diferentes realidades de cada região. Uma das demandas da categoria no momento e para a qual foi pedido o auxílio da associação é a de organizar e mapear as atribuições dos assistentes sociais e dos psicólogos do TJ-PB.

Por fim, falou-se sobre a necessidade de se fortalecer o sociojurídico no Brasil e da união da categoria, além da importância da filiação e participação na associação para que possamos construir cada vez mais ações e assim fortalecer o coletivo.

 

Sobre o(a) autor(a) Ana Carolina Rios

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel e licenciada em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Assessora de Comunicação da AASPSI Brasil desde 2012.

Deixe um comentário